Base de dados:
OHS-PeriRHS
Pesquisar:
ENFERMAGEM OBSTETRICA []
Referências encontradas:
Mostrando:
1 .. 4   no formato [Detalhado]
página 1 de 1
  1 / 4
OHS-PeriRHS
selecionar
Id:328 - (862)
Autor:Gregório, Vitoria Regina Petters; Padilha, Maria Itayra Coelho de Souza.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:História do cuidado à mulher na Maternidade Carmela Dutra, Florianópolis-SC, Brasil (1956-2001)^ipt / History of care to women in the Maternity Carmela Dutra, Florianópolis-SC, Brazil (1956-2001)
Fonte:Rev. bras. enferm;65(5):767-774, 2012. .
Resumo:Este estudo objetivou analisar as práticas de cuidado desenvolvidas pelas enfermeiras à mulher na Maternidade Carmela Dutra, de Florianópolis, Santa Catarina, no período de 1956 a 2001. Pesquisa qualitativa com abordagem sócio-histórica. Foram entrevistadas nove enfermeiras, utilizando-se a técnica de História Oral Temática. Os dados foram categorizados utilizando-se análise de conteúdo temática, com base no referencial foucaultiano. Emergiram quatro categorias: Contexto da Maternidade; Práticas de cuidado à mulher na admissão; Práticas de cuidado à mulher no parto e Práticas de cuidado à mulher no puerpério. Concluiu-se que o cuidado prestado à mulher na maternidade foi exercido por religiosas e parteiras, por enfermeiras leigas e por enfermeiras obstétricas, numa trajetória que vai do cuidado laico ao profissional, entrelaçado por relações de saber-poder demarcadas por lutas e resistências ao poder médico hegemônico da época (AU).^ipt.
Descritores:Enfermagem Obstétrica
História da Enfermagem
Saúde da Mulher
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672012000500008&lng=en&nrm=iso&tlng=pt

  2 / 4
OHS-PeriRHS
selecionar
Id:256 - (605)
Autor:Riesco, Maria Luiza Gonzalez; Tsunechiro, Maria Alice; Leister, Nathalie.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Escola de obstetrícia da Universidade de São Paulo: a história contada no livro de atas (1912-1970)^ipt.
Fonte:Texto & contexto enferm;20(n.spe):164-171, 2011. .
Resumo:Ao longo do Século XX, o ensino da Obstetrícia sofreu inúmeras transformações, que acompanharam as mudanças do modelo de assistência à saúde materna e neonatal e as concepções de formação e atuação profissional na área. Este estudo, de natureza qualitativa e documental, teve como objetivo descrever e analisar as atas de reuniões da Escola de Parteiras de São Paulo. A Escola foi fundada em 1912 e funcionou anexa à Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo até 1970, quando foi incorporada à Escola de Enfermagem. As atas registram aspectos do seu funcionamento, como seleção e desempenho das alunas, exames, programas de ensino, mudanças no currículo, corpo docente, calendário escolar, revalidação de diplomas estrangeiros, movimento financeiro e outras questões disciplinares, administrativas e legais do curso. Pode-se inferir que o projeto original de criação da Escola estava "afinado" com o projeto mais amplo da elite médica e social(AU)^ipt.
Descritores:Enfermagem Obstétrica
Obstetrícia
História
Educação
Meio Eletrônico:http://dx.doi.org/10.1590/S0104-07072011000500021
Localização:BR1273.1

  3 / 4
OHS-PeriRHS
selecionar
Id:28 - (38)
Autor:Riesco, Maria Luiza Gonzalez; Tsunechiro, Maria Alice.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Formação profissional de obstetrizes e enfermeiras obstétricas: velhos problemas ou novas possibilidades?^ipt / Midwifery and nurse-midwifery education: old problems or new possibilities?
Fonte:Revista de Estudos Feministas;10(2):449-459, jul.-dez.2002. .
Resumo:Refere-se às transformações na formação profissional de parteiras, obstetrizes e enfermeiras obstétricas no Brasil, desde a criação dos cursos de parteiras vinculados às escolas médicas, no século XIX, até as mais recentes experiências, mediante cursos de especialização em enfermagem obstétrica. Discute os modelos de formação dos profissionais que existem em outros países, considerando tanto o ensino independente da obstetrícia como a modalidade vinculada aos cursos de enfermagem. Apresenta proposta de um curso de obstetrícia para ser oferecido por escolas de enfermagem. (AU)^ipt.
Descritores:Obstetriz
Enfermagem Obstétrica
Ensino
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-026X2002000200014&lng=pt&nrm=iso

  4 / 4
OHS-PeriRHS
selecionar
Id:20 - (30)
Autor:Mott, Maria Lúcia.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Fiscalização e formação das parteiras em São Paulo (1880-1920)^ipt / Midwives trainning and control in São Paulo Brazil (1880-1920)
Fonte:Rev. Esc. Enferm. USP;35(1):[46-53], mar.2001. .
Resumo:Este artigo faz parte de uma pesquisa mais ampla realizada em nível de Pós-Doutuorado na Escola de Enfermagem da USP (1999-2000), intitulada «Caminhos Cruzados: os cursos para formação de parteiras e enfermeiras em São Paulo (1880-1971)» que teve por objetivo refletir sobre as atribuições de parteiras e enfermeiras obstétricas e a exclusão dessas profissionais na assistência ao parto no decorrer do século XX. O artigo se detém nos primeiros cursos para formação de parteiras e na fiscalização da profissão, apontando que no início do século XX, já se pode perceber uma associação entre parteiras e enfermeiras, não apenas em alguns cursos para formação profissional, como também no cotidiano de trabalho. Passa a existir a expectativa de que a parteira fosse também enfermeira. (AU)^ipt.
Descritores:História da Enfermagem
Enfermagem Obstétrica
Parteira Leiga
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0080-62342001000100008&script=sci_abstract&tlng=pt



página 1 de 1

Artigos Brasileiros de História dos Recursos Humanos,da Educação e do Trabalho em Saúde: uma bibliografia eletrônica

Esta base de dados reúne as referências bibliográficas da produção sobre a história dos recursos humanos, da educação e do trabalho em saúde publicada nos mais relevantes periódicos brasileiros. Ela referencia os artigos publicados entre 1997 e 2008 e tem por universo de coleta 37 títulos, englobando revistas das profissões de saúde, como medicina, enfermagem e psicologia, periódicos das áreas da saúde pública e saúde coletiva, assim como as principais publicações do campo da história, das ciências sócias e da educação. Foram excluídas as revistas referidas às especialidades médicas, tais como dermatologia, ginecologia, psiquiatria, entre outras.

Mais de 70% das referências remetem para o texto completo, tal como disponíveis em Scielo ou em outros sítios na internet. A cada início de um novo ano, a produção do ano anterior será adicionada á base de dados, tornado-a um índice representativo da produção e do conhecimento disponível sobre estes temas.

Carlos Henrique Assunção Paiva

Isa Cláudia Pontes Duarte

Fernando A. Pires-Alves

Base de dados  OHS-PeriRHS : Formulário avançado

   
Pesquisar:
no campo:
 
1     
2   
3